terça-feira, janeiro 19, 2010

Caminho do Sol - Casa


Pousada 1897 em Santana do Parnaíba

Cada dia dormindo num lugar diferente, aprendi a viver em qualquer lugar. Percebi que casa não está em nenhum lugar senão dentro da gente. Se há uma cama gostosa, gente acolhedora, e o mais importante, se o coração se sente bem, ali é minha casa. Encontrei várias pelo caminho.

sábado, janeiro 02, 2010

O fim


Estou pronto agora! Vlw Alex!!

O fim tem diversos nomes. Morte é uma delas. A primeira palavra que me vem à cabeça associada a ela. Seu primo mais próximo. Seu sinônimo mais terno na árvore genealógica. Mas esta é só a primeira impressão.

Refletindo com uma xícara de chá fumegante nas mãos, percebo que o fim sempre vem com um companheiro: o início. Ou recomeço. Fim e início, início e fim. O quente verão deixa lugar ao outono, que dá passagem ao inverno, que se ergue na primavera e termina no verão. Um é ao mesmo tempo rabo e cabeça do outro, e vice-versa.

Assim sendo, o fim nunca é o término de algo, apenas. Neste meu momento específico, o fim significa a escolha de um novo caminho.

Parto daqui a 3 dias para minha primeira grande caminhada: o Caminho do Sol. Serão 240 km em 10 dias de caminhada partindo de Santana do Parnaíba - a 30 kms de São Paulo - até Águas de São Pedro.

Tudo começou quando terminei um namoro. A ânsia de não repetir os mesmos erros me fizeram ir em busca de um novo caminho, um novo começo. Achei vários. Saí de casa, pintei o armário e a geladeira, tirei o pó da bike e a convidei para me acompanhar todo dia ao trabalho, aprendi a grelhar um peito de frango, fazer feijão, e claro, conheci outras garotas. E num desses caminhos, pesquisando sobre o Caminho de Santiago, me deparei com um artigo que falava sobre o Caminho do Sol como um preparativo para o primeiro.

Logo me vi pesquisando tudo sobre este percurso paulista que tem sua origem no próprio Caminho de Santiago. E ao constatar depois que não poderia ficar tanto tempo fora do Brasil por motivos profissionais, decidi percorrer o Caminho do Sol.

Um caminho é e sempre será um caminho, não importa seja na Espanha ou em São Paulo. Assim como os homens, não existem homens piores ou melhores. Existem apenas homens. O que difere são as decisões que tomam e que os levam a diferentes caminhos, alguns mais curtos, outros mais longos. Alguns mais leves, outros mais sofridos.

Inteligentes são os que se preparam e estudam para caminhar o caminho com conforto e alegria e assim aproveitar o que a vida tem de bom.

Sortudos são os que tem amigos assim. Obrigado Alex, Mika e Ryu. Obrigado por abençoarem meu caminho.


Dá-se a largada e 2010 começa!
Parto daqui a 3 dias para minha primeira grande caminhada: o Caminho do Sol. Serão 240 km em 10 dias de caminhada partindo de Santana do Parnaíba, a 30 kms de São Paulo, a Águas de São Pedro.
Tudo começou quando terminei um namoro e ânsia de buscar um novo caminho, um novo começo, saí de casa, pintei o armário e a geladeira, comecei a ir de bike pro trabalho, ando cozinhando uns pratos, e, pesquisando sobre o Caminho de Santiago, me deparei com um artigo que falava sobre o Caminho do Sol.
Este vai ser um ano de longas caminhadas, de preparação