segunda-feira, maio 16, 2011

Em León

Dia 16 de maio, 19º dia desde que comecei a caminhar em Sant Jean Pied de Port. Hoje guaardei um dia de descanso em León, a maior cidade pelo qual os peregrinos passam a caminho de Santiago de Compostela.

Como meu tempo é curto, decidi pular uma etapa do caminho e fui de trem de Sahagún a León, aproveitando o dia para conhecer a cidade. León é lindíssima e tem muita história. Para quem vem para Espanha e tem um tempo de folga, aí vai a dica. León foi no século XII o principal reino da península ibérica e carrega em cada rua do centro histórico seu orgulho e história. Pena que hoje é segunda e os museus estao fechados. Ah, e tem a imperdível Casa de Botines desenhado por Gaudí.


Ver Caminho de Santiago en un mapa más grande

terça-feira, maio 10, 2011

Rabé de Las calzadas

Já fazem quase duas semanas que estou caminhando e hoje tirei um dia de folga para descansar em uma cidade chamada Rabé de las Calzadas, uma cidade bem pequena com uma arquitetura toda feita de pedra e muito pacata. Ótima para o descanso da mente e dos pés. Abaixo coloco um mapa com o percurso que estou fazendo e o ponto azul é o povoado onde estou. Amanha parto provavelmente para Hontanas, 20 quilómetros mais perto de Santiago de Compostela. E ainda nao estou nem na metade do caminho. :)


Ver Caminho de Santiago en un mapa más grande

A caminhada está sendo incrivel. Antes pensava que o Caminho de Santiago era meditar e caminhar sozinho. É muito mais que isso. É um passeio turístico pois se conhece todo o norte da Espanha, sua história, sua gente e assim aprendo mais sobre este país. Uma aula de história, geografia e de espanhol sem cadernos. Também conheço gente de todas as partes do mundo, principalmente alemaes, espanhóis (claro), holandeses e franceses. Estas nacionalidades formam a maior parte dos peregrinos. E também tenho encontrado alguns brasileiros aqui e alí.

Enfim, estou adorando. Nao poderia ter escolhido uma viagem diferente. Para os que estao pensando em faze-lo, apoio-os incondicionalmente. As dores nas pernas e o cansaço físico serao infinitamente recompensados.