sábado, janeiro 02, 2010

O fim


Estou pronto agora! Vlw Alex!!

O fim tem diversos nomes. Morte é uma delas. A primeira palavra que me vem à cabeça associada a ela. Seu primo mais próximo. Seu sinônimo mais terno na árvore genealógica. Mas esta é só a primeira impressão.

Refletindo com uma xícara de chá fumegante nas mãos, percebo que o fim sempre vem com um companheiro: o início. Ou recomeço. Fim e início, início e fim. O quente verão deixa lugar ao outono, que dá passagem ao inverno, que se ergue na primavera e termina no verão. Um é ao mesmo tempo rabo e cabeça do outro, e vice-versa.

Assim sendo, o fim nunca é o término de algo, apenas. Neste meu momento específico, o fim significa a escolha de um novo caminho.

Parto daqui a 3 dias para minha primeira grande caminhada: o Caminho do Sol. Serão 240 km em 10 dias de caminhada partindo de Santana do Parnaíba - a 30 kms de São Paulo - até Águas de São Pedro.

Tudo começou quando terminei um namoro. A ânsia de não repetir os mesmos erros me fizeram ir em busca de um novo caminho, um novo começo. Achei vários. Saí de casa, pintei o armário e a geladeira, tirei o pó da bike e a convidei para me acompanhar todo dia ao trabalho, aprendi a grelhar um peito de frango, fazer feijão, e claro, conheci outras garotas. E num desses caminhos, pesquisando sobre o Caminho de Santiago, me deparei com um artigo que falava sobre o Caminho do Sol como um preparativo para o primeiro.

Logo me vi pesquisando tudo sobre este percurso paulista que tem sua origem no próprio Caminho de Santiago. E ao constatar depois que não poderia ficar tanto tempo fora do Brasil por motivos profissionais, decidi percorrer o Caminho do Sol.

Um caminho é e sempre será um caminho, não importa seja na Espanha ou em São Paulo. Assim como os homens, não existem homens piores ou melhores. Existem apenas homens. O que difere são as decisões que tomam e que os levam a diferentes caminhos, alguns mais curtos, outros mais longos. Alguns mais leves, outros mais sofridos.

Inteligentes são os que se preparam e estudam para caminhar o caminho com conforto e alegria e assim aproveitar o que a vida tem de bom.

Sortudos são os que tem amigos assim. Obrigado Alex, Mika e Ryu. Obrigado por abençoarem meu caminho.

3 comentários:

Unknown disse...

Fala Jun...texto show! Valeu pela homenagem...agora quero saber das fotos e novos relatos. Mais uma dica: leva um caderno pequenos para suas inquetações....hahaha.
Abs e buen camino.
Ale

Anônimo disse...

Vão existir dias e vários dias que vc vai com absoluta certeza pensar " que p* estou fazendo aqui".
Mas tenho absoluta certeza também que quando vc finalizar este Caminho, já estará programando o próximo...
No meu Caminho de Santiago, chorei todos os dias, de dor, do banho frio, de emoção, da vontande de ir embora e no final da vontade de não ir embora.
O Caminho não tem fim, começa no seu coração e sempre vai passar por lá...

Boa Sorte e depois quero o seu depoimento sobre esta maravilhosa experiência.

Mika

Unknown disse...

Fábio, como um dos seus companheiros no Caminho do Sol, espero sinceramente que você tenha aprendido muito nesses 11 dias, como eu aprendi também.

Grande abraço

Enrique