quinta-feira, setembro 14, 2006

Conceito de Família

Como diz o Jornal da Manhã da Jovem Pan, a familia e a base da sociedade. Acho que a melhor coisa da família é o sentimento de amor e amizade que existe entre os familiares. Sem isso, de nada valeria tal relação.
Tenho percebido que esse sentimento pode ser dividido não apenas com os familiares, mas com qualquer pessoa que se possua afinidade. Verdadeiros amigos não são nada mais que nossos irmãos de viagem.

Aqui no Japão convivo diariamente com 3 pessoas. Ninguém escolheu estar com ninguém, assim como todas as famílias se formam. Claro, com exceção dos pais que se casam por livre e expontânea vontade...mas os filhos não escolhem as famílias que irão nascer.
Bom, continuando, nos tornamos muito próximos, apesar de todas as diferenças que obviamente existem entre nós. Mas a verdade é que eu sinto como se formássemos uma família de irmãos, quatro irmãos. Esse sentimento de mútua ajuda, de compreensão, de treinar a paciência, controlando os maus sentimentos me fazem lembrar minha família verdadeira.

Desta forma, tenho mudado meu conceito sobre o vocábulo família. Família não é sangue, família é sentimento. Família é se doar, se ajudar, de polir as arestas de sentimentos rudes, de treinar a paciência, a tolerância, de se sentir parte de um grupo, de algo maior, de se sentir querido, amado.

Nenhum comentário: