terça-feira, abril 26, 2011

O fim e o início

Minha estadia em Barcelona acabou. Foram dias incríveis onde aprendi muito e agora parto para um novo caminho, algo bem diferente na sua aparência mas que no fundo é a mesma coisa.
Quatro e meia da madrugada e termino a arrumação das malas e do quarto. Parto daqui há 4 horas para pegar o trem para Pamplona. Dou notícias quando encontrar uma internet no caminho.

segunda-feira, abril 25, 2011

Últimos dias em Barcelona

Os últimos dias estão sendo bem corridos. Aproveitando pra ver tudo que ainda não vi de Gaudi e outros lugares legais, comprando o que preciso para a caminhada e empacotando tudo. E claro, as festas de despedida. Fiz uma festa em casa juntando todos os amigos e no outro dia fui com outros amigos a um bar brasileiro chamado Campechano, bem perto de casa. Como se diz por aí, uma imagem vale mais que mil palavras. Deixo-os com algumas fotos que tirei durante estes dias.



 Tocando mpb pro pessoal.

 A festa que fiz em casa tinha gente de tudo quanto é lugar do mundo. Nesta foto, Elise (Suécia), Pauline e Marcelina (França).

 Mis hermanos em Barcelona, Janek (Polônia) e Raquel (EUA).

 Eu, Sabrina, Felipe Kimura, Rachel, Janek e Jamón.


Sofie e Johanna (Suécia) no bar brasileiro depois de comerem picanha.

 Eu e Pauline (França).

 Victor (Suécia) e Faustine (França).

 O pessoal da Suécia (e eu) caindo no samba!

 Eu e Janek (Polônia).

Sabrina (catalã) e eu.

terça-feira, abril 19, 2011

Girona, Figueres e show de flamenco

Fiz um vídeo para ilustrar um pouco o dia agitado que foi hoje. Começa com uma introdução e o resto são imagens da cidade e a música gravada in loco. Espero que gostem!

sexta-feira, abril 15, 2011

Passeio imagético/panorâmico por Barcelona

Hoje foi o último dia de aula nas classes de espanhol. Passou muito rápido mas me ajudou muito a melhorar meu espanhol. E também me deu a oportunidade de conhecer muita gente legal.
Decidi não participar do projeto desta semana nas classes de publicidade da Complot. O ritmo é intenso e mal dava para aproveitar e passear pela cidade. Acredito ter aprendido tudo que os professores queriam passar e agora fico livre para apenas ser um turista, e claro, me preparar para a longa caminhada até Santiago de Compostela.
Depois da aula, fui dar uma volta pela praia e o centro velho. Descobri outro dia que a câmera fotográfica que peguei emprestado do meu pai tira fotos panorâmicas muito legais. Aí vai algumas fotos que tirei hoje. Alterei as cores para que a coisa ficasse mais poética...:)

Marcelina (francesa), Isabel (espanhola), Pauline (francesa), eu, Faustine (francesa) e Johanna (sueca).

Arco do Triunfo

Praia de Barceloneta

Bares e restaurantes em frente ao porto.

 Rambla del Mar

As Ramblas, ponto mais turístico da cidade

Olha esse efeito legal que a câmera deu nas pessoas

Passeio pelo bairro Gótico

Feira de produtos orgânicos da comunidade da Catalunya

Ruelas estreitas e cheia de lojas bacanas

segunda-feira, abril 11, 2011

A praia de Barcelona


 Tomando uma legítima Norrlands Guld Beer da Suécia.


 Yanek e sua amiga Mathilda na esquerda, e Emanuel, Victor, Sofie e Johanna.

Essa cidade é maravilhosa. Além de ter Gaudí por todos os cantos (a Sagrada Família está a cinco quadras de casa e passo todos os dias em frente da Casa Mila, ou a Pedrera), de ter sido o lar de Picasso, de Miró, da cultura catalã, ela possui um aspecto que para mim é crucial para denominá-lo um lugar "maravilhoso": ser uma cidade com praia. E claro, fazer tempo bom! Faz quase duas semanas que não vejo nuvens no céu, uma sequência de dias ensolarados e temperatura que chega perto do calor brasileiro faz cada dia ser uma oportunidade para sair e conhecer!

E esse domingo fui pra praia com Yanek, o polaco que divide o apartamento comigo e os amigos suecos. Mulheres fazendo topless (coisa normal por aqui), gente bonita de tudo quanto é parte do mundo e uma água fria demais. Para os que me encontrarem depois no Brasil, não estranhem se me verem chegar preto de sol. :)

sábado, abril 09, 2011

Dia da Suécia em território espanhol

 Na praça de alimentação, provando as tradicionais almôndegas suecas com purê de batata.


Eu e Victor

 Johanna e Sandra

Sofie e Johanna


Uma viagem é uma ótima oportunidade para conhecer gente nova, de línguas e culturas diferentes, não apenas do país de destino mas outros viajantes como você. Assim, quando fui para o Japão conheci não apenas japoneses mas também chineses e iranianos. No Canadá conheci muitos coreanos. E agora na Espanha tenho conhecido muitos suecos. Interessante, não? Eles vêm para Barcelona em busca do calor e para aprenderem a língua espanhola. E foi na escola de espanhol que estou estudando que conheci Victor, Sofie, Johana, Emanuel e Sandra. Uma galera muito gente boa, que veio para aprender espanhol e curtir a vida em Barcelona. Me lembra muito meus tempos de intercâmbio no Canadá.

Outro dia, logo depois da aula eles me levaram ao IKEA para um "Swedish Day in Spain". Para quem não conhece, o IKEA é uma loja sueca de móveis e decoração badalado na Europa, de preços baixos e boa qualidade. Está em vários locais do mundo e muitos veneram a marca. A loja é incrivelmente pensada para que seus consumidores percorram todos os cantos da loja e dificilmente saiam sem levar alguma coisa. É como uma grande armadilha consumista. E por isto mesmo o negócio tem dado tão certo.

E foi nesse passeio onde eu e mais 5 suecos fomos para lá. Não apenas conheci o IKEA mas aprendi muito sobre a cultura sueca, algo que nunca imaginei conhecer antes de vir para a Espanha.

_____________________________________

Queridos amigos de Suécia,

Estoy muy agradecido por conocerlos, pela amistad, por enseñarme um poco de la cultura sueca, por las cervezas, las tardes en la playa, las charlas y todo más que hemos hecho en Barcelona. Conocerlos he sido una de las mejores experiencias aquí en España. Muchas Gracias amigos!

quarta-feira, abril 06, 2011

Show de Estrella Morente no Palau de la Música Catalana

Outro dia fui no show de Estrella Morente no Palau de la Música Catalana com Janek, um amigo polonês e sua amiga catalã. Estrella é uma cantora de flamenco consagrada e perdeu  seu pai Enrique Morente há pouco tempo, também um ícone da música flamenca. E o Palau é uma casa de espetáculos belíssima, talvez uma das mais importantes do país catalão. Aí vai um pouco do show: