quarta-feira, junho 21, 2006

Brasileiros na TV!!

Hj nos bolsistas fomos entrevistados por um canal local de Okayama para falarmos um pouco do Brasil, e fazer uma propaganda da nossa apresentacao sobre o Brasil que sera feita no dia 22 de julho. Todos estavamos muito nervosos pois a transmissao seria ao vivo, mas gracas a deus tudo correu perfeitamente. No dia anterior, nos bolsistas e o cara da TV conversamos com mais calma, para ele nos conhecer melhor, e, uma das perguntas, como ja muitas vezes me perguntaram, era se iriamos torcer pelo Japao ou pelo Brasil no jogo da copa. Sob o veu dessa pergunta se esconde outra: quem nos consideramos, japoneses ou brasileiros??
Estamos em tres bolsistas. Cada um teve uma resposta diferente. O Leandro vai torcer inteiramente para o Brasil. A Yuka, apesar de nao falar nada de japones disse que vai torcer pelo Japao. Na verdade ela nem gosta muito de futebol...
Eu vou torcer metade pro Brasil, metade pro Japao. Apos tantas vindas pra esse pais descobri que eu tenho um pe niponico, sou brasileiro mas um pouco japones. Como disse a eles, sou 70% brasileiro e 30% japones.
Pensando bem, depois de viajar tanto, me sinto como se nao tivesse nacionalidade. Vi que em qqer lugar que vou as pessoas sao as mesmas. Mudam roupas, teorias, comidas, racas mas o que esta dentro e a mesma coisa, e so sentimento e paixao, e dor e sofrimento, e alegria, e felicidade, amor, raiva, tudo isso q qquer um sente. Ate agora nao vi ninguem diferente.

Nenhum comentário: