segunda-feira, abril 21, 2008

Missora Hibari e Patsy Cline





Alguém aí já ouviu falar de Missora Hibari? E de Patsy Cline?


A primeira, japonesa, cantou dos 6 aos 52 anos initerruptamente. Gravou 1160 músicas vendendo uma espantosa marca de 40 milhões de discos vendidos. Isso seria como se um em cada três japoneses tivesse comprado um cd dela. Ela foi a voz que confortou e encorajou os japoneses na reconstrução do país do pós-guerra. Com vocês, Subaru, uma de suas canções mais famosas.


A segunda se tornou uma das intérpretes mais influentes da história da música popular norte-americana. Morreu aos 30 anos num acidente aéreo onde seu amante e empresário Randy Hughes era o piloto. Aí vai um pouco de Patsy Cline, artista que conheci numa aula de inglês no Canadá.


Por quê falo delas aqui? Hoje, segunda-feira chuvosa, feriado de Tiradentes, tirei o dia para preparar as coisas do Undoukai do Chugoku Block. Enquanto fazia ligações e mandava e-mails, ia ouvindo um monte de cd´s de música tradicional japonesa para tocar durante o evento. Minha tia me separou três de uma cantora chamada Missora Hibari, nome desconhecido para mim mas que depois ouvindo em casa me soou muito mais familiar do que poderia imaginar. Suas canções habitam minhas memórias mais caras de infância. O rosto de meus avós, minha família, a grande casa que reunia a todos, os undoukais, as festas. As músicas. E ouvindo agora Missora Hibari, do nada me veio na cabeça uma semelhança tão grande de Hibari com Patsy Cline. Não sei explicar. Os temas que vão do amor à lembranca da terra natal. Ouçam e me digam depois.



AGORA

Pensando: Undoukai....undoukai....

Ouvindo: Subaru - Missora Hibari

Nenhum comentário: