domingo, agosto 27, 2006

Cavocando as raízes da família Murakami


Eu e o casal Murakami. O homem à direita é o Kazutoshi Murakami


Um portal gigante que fica no interior de Okayama



Num dos templos que visitamos, nao me lembro o nome. Foram vários...

Sábado, dia 26 de outubro de 2006, fui encontrar com o primo do meu pai, o Sr. Kazutoshi Murakami. Em japonês, Murakami-san.

Juntando meu parco conhecimento do japonês e seu acentuado sotaque da região de Okayama, acho que consegui entender uns 40% de tudo que ele me disse. Ele me contou tanta coisa sobre as histórias de nossa família, o destino de cada um dos irmãos e de seus descendentes, sua vida, suas opiniões, seu modo de pensar...como eu gostaria de entender melhor o japonês...me ajudaria em muito a entender melhor o povo japonês.

Deixando as lamentações de lado, redijo aqui o que consegui absorver de nossas conversas.

Kazutoshi Murakami nasceu na cidade de Takahashi no ano de 1937, durante o período da guerra entre Japão e China. Ele é o segundo filho de Tetsuiti Murakami, irmão mais velho de meu avô. Estudou até o colegial em Takahashi e conseguiu cursar uma faculdade, coisa muito difícil para alguém nascido nessa época. Sua infância foi extremamente difícil tendo em vista a Guerra contra os EUA, a falta de comida, buscando refúgio contra bombas, o medo. Trabalhou uns 30 anos como funcionário do governo de Okayama, o que lhe permitia fazer viagens constantes dentro da província. Teve um filho e uma filha. O filho infelizmente morreu aos 10 anos de idade. Sua filha, agora com 36 anos, se casou em maio desse ano. Ele fala rindo que sua filha se casou com um filho já nascido, ou seja, já não era mais virgem. Pensei, é meu caro meio-primo Kazutoshi, os tempos são outros...

Takahashi é uma cidade que fica à beira do rio Takahashi mas que se estende ao longo do cenário montanhoso. Uma cidade interiorana, bela, cheia de histórias, fica num vale, cenário típico da região. O trilho do trem que corre ao longo do rio, montanhas por todos os lados, casas seculares, tudo muito bem cuidado, bonito. A impressão que eu tenho é que tudo parece estar no seu devido lugar, como deve ser.

As casas antigas, comuns na região, são sempre com frente estreita e fundo comprido. Geralmente tem um comércio na frente e aos fundos é onde eles moram. Se tiverem espaço montam um jardim japonês, plantam umas verduras, frutas. Engraçado que a casa da minha avó no Brasil também tem esse formato. Nos fundos ela tem um jardim onde ela cuida d´um pé de caqui gigante, flores e de vez em quando planta umas frutas como morango e outras coisas. Engraçado como essas coisas de educação e coisas aprendidas na infância influenciam no modo de viver das pessoas...

Ele me levou para ver alguns familiares e muitos templos budistas e xintoístas. Um dos templos, o Rakyuji Temple, tinha um jardim japonês belíssimo, bem no estilo zen budista. Dentro dele dava pra sentir uma paz de espírito imensa. Kazutoshi fez um comentário: Seria ótimo se tivesse um copo de sake agora e beber enquanto se admira o jardim...

Por último, falo de meu bisavô. Seu nome era Yonekiti Murakami. Sua mulher se chamava Massano e tiveram 5 filhos. Foi ele que me passou essa minha vista ruim. Seu trabalho era comandar os barcos que transportavam mercadorias, e que corriam ao longo do Rio Takahashi até desembocar no mar. O dia inteiro percorri estradas que andavam ao longo desse rio. O rio é largo, mas raso, pedregulhos nas margens e o cenário de montanhas altas em volta. Fiquei olhando o rio e imaginando meu bisavô remando e navegando aquelas águas. Dá até saudade. Uma vontade louca de tê-lo conhecido, de saber como ele era.

5 comentários:

Anônimo disse...

Jun, desde quando cheguei em Okayama, tenho aprendido varias licoes com voce! Uma delas eh a importancia que voce e a sua propria familia dao ao significado da palavra “familia”. E isso nao eh soh por causa desse po... Desde quando voce chegou, os inumeros parentes que voce jah visitou aqui em Okayama e a Vera e Mirei em Kobe mostram o quanto a sua familia eh unida.
Quando vim pra cah, um dos meus objetivos era visitar onde meus bisavos e avo passaram parte de suas vidas e tentar descobrir um pouco sobre suas historias por curiosidade. Mas agora, mais do que nunca e nao soh por curiosidade eu quero saber sobre suas vidas, o que realmente aconteceu, quero visitar o tumulo e orar por eles, pois, embora eu nao os tenha conhecido, eles sao parte da minha familia e talvez algumas de suas caracteristicas ainda se sobressaiam em mim...Quero tambem passar mais tempo com a minha avoh, a unica que tenho agora, e saber mais sobre tudo o que aconteceu e aprender com ela pra nao deixar, mais uma vez, que as coisas se percam no passado...

Fabio Jun disse...

Ei brother, que bom que esteja aprendendo algo comigo! Gracas a Deus tenho uma familia otima, grande, unida,...tudo que sou eu recebi deles. Nada mais reciproco que retribuir em forma de agradecimento e tentar passar tudo que aprendi para meus descendentes.
Essa foi minha mae que sempre fala:
Sempre agradeca a quem veio antes de vc. Seus pais, avos, antepassados. Sao eles que agora e sempre te guiam nessa vida. A voz dos pais e a voz de Deus.
Nem eu ainda consigo entender direito a verdade contida nisso, mas de alguma forma sei que esta certo. Quem sabe mais pra frente eu entenda, como aquela mensagem do final do filme Beleza Americana....ainda sou muito ignorante....

Anônimo disse...

jun, le o seu scrap do orkut...

michelmurakami disse...

Prezados,
Me chamo Michel Murakami e Atualmente moro em Curitiba, no estado do Paraná.
Gostei de suas postagens, como sabem a Família Murakami é bem grande, atualmente meu Pai filho de Massao Murakami e Shizue Murakami, Vive também na Cidade de Okayama.
eu Vivi Durante três anos no Japão, no período de 1996 à 1999 e morro de saudades dai e muito mais de Meu pai que ainda mora ai.
atualmente grande parte de minha família vive nas Cidades de Umuarama e Maringá.
também gosto de investigar minhs origens e gostaria de saber se possuímos qualquer grau de parentesco.
abraços

Anônimo disse...

ahh esqueci de um detalhe, meu contato é michelmurakami@yahoo.com.br ou michelmurakami@hotmail.com

att,