domingo, julho 23, 2006

Carta à Associação de Okayama

Esse é um texto de um email enviado aos associados do Okayama Kenjinkai. Posto aqui pois resume bem o que tenho sentido nessa viagem.

Fala Nelson!

Valeu pelos conselhos!

Nos quatro estamos juntos aqui mas acho que cada um tem uma experiencia diferente e a aproveita de forma diferente também. Desta forma, nao vou falar por todos nós, mas do que eu tenho passado e sentido aqui.

Primeiro, estou adorando Okayama!!

Cidade media, nem tao grande, nem tão pequena. Perfeita.

O apartamento novo dos bolsistas é novinho em folha e é super prático. Nem a subidona pra chegar no apto me incomoda pois o lugar onde se localiza é meio que no meio da montanha, bem na frente das arvores. A qualquer hora do dia, a única coisa que se ouve são barulho de passaros e insetos. Nada de carros ou fumacera.

Segundo, o apredizado do nihongo para mim está sendo muito bom. Participo todas as semanas das aulas que o Kokusai Koryu Kaikan realiza e adoro estudar novos kanjis. Sempre carrego meu livro de kanjis na mochila, ou eu pergunto pra Lily, nossa amiga chinesa, sobre o significado de algum ideograma.

Tenho certeza que não voltarei fluente para o Brasil, nem tão pouco o Japones Avançado que se pedem nas entrevistas de emprego. Tenho consciência que o aprendizado de uma língua é uma coisa que exige tempo, coisa que não temos muito. Já se passaram quase metade da nossa bolsa. Sendo assim, apesar de ter percebido uma melhora nítida na minha pronúncia e leitura do japonês, sei que precisaria de muito mais tempo para ter uma fluência boa do idioma. Mesmo assim, estou felicíssimo com meu progresso.

Terceiro, em relação ao estágio em si, à parte profissional, tenho aprendido muito, muito. Faço estágio numa escola técnica de design e sou como um estudante ryugakusei. Tenho estudado diversas áreas do design, incluindo aquelas do qual estou acostumado a trabalhar no Brasil. Fora isso, uma coisa que adoro é que não preciso vestir camisa ou calça social pra ir pra escola. Muitas vezes vou de regata, bermuda, chinelo de dedo...nada mais confortável que uma boa havaiana...hahahahha

Quarto, tenho viajado bastante, tanto dentro de Okayama quanto para fora da provincia. Semana passada fomos para Osaka assistir um show do Cold Play, fomos para Nara ver a maior estátua de Buda do Japão, e em Kyoto vimos o Kyomisudera e o festival de Guion. Ainda mais, tenho visitado muitos parentes distantes, primos e sobrinhos da minha avó. Muito interessante essa experiência! Mais legal ainda, receber minha tia e prima de Kobe, ambas lindas, para assistir nossa apresentação sobre o Brasil no Kokusai!

Pra finalizar, e acho, o que me faz sentir mais feliz, começo a compreender melhor o pensamento e comportamento dos meus avós e dos meus pais, por conhecer mais de perto a cultura japonesa.

Se tiverem algum comentário, dicas, conselhos, podem falar! Só não peçam omiyagues pois de tanto aproveitar não tenho economizado dinheiro algum!!! haahahah

Abraços!!!

Fabio Jun Murakami

Um comentário:

Fabio Jun disse...

hahahahah...vo pensa no seu caso...
Desculpa, eu tenho colocado muitas palavras em japones no meio do meus textos, talvez vc nao esteja entendendo tudo...vou tentar nao usar tantas palavras em japones.
E vc sabe o que e um omiyague?? E se for coisa ruim e vc tai pedindo cara...rs
Fala pro Eliel me escrever!! abraco!!