terça-feira, julho 04, 2006

Visita ao governador de Okayama




Dia 4 de julho. Estou cansado. Dormi tarde ontem e acordei cedo para terminar o relatorio que devemos entregar todo mes ao Departameento de relacoes internacionais do governo.
Hoje foi o tao falado dia em que tivemos a oportunidade de visitar o governador de Okayama e outros bam-bam-bans do governo. Estregamos os presentes que trouxemos do Brasil e o governador Ishii me pareceu uma pessoa extremamente boa ao conversarmos com ele. Simpatico e atencioso, nao pareceu ter toda aquela pompa de quem ocupa um cargo tao alto.
Mais a noite fomos numa festa que prepararam para nos, uma festa de boas-vindas ao Japao. Haviam muitos japoneses do governo, estagiarios brasileiros, chineses e uma indiana linda, de traços delicados, que acabou chamando a atençao dos homens que la estavam. Infelizmente falava muito pouco japones e nao tenho certeza se esteja aproveitando esta viagem.
É nessas horas que olho para tras e agradeco a minha familia por me dar a oportunidade de aprender o ingles, o japones. O conhecimento de uma lingua nos abre portas das quais dificilmente conseguiriamos entrar se nao soubessemos nos comunicar. Meu intuito aqui no Japao é de aprender, e grande parte desse aprendizado só e possivel atraves do contato com outras pessoas. O conhecimento do japones me permite isso, ainda que nao consiga falar perfeitamente.
Acredito que seja possivel aprender sozinho qualquer coisa, como um autodidata aprende violao, por exemplo. Acredito também que poderia aprender no Brasil tudo que estou vendo agora. Mas uma viagem como essa é uma experiencia sem igual, inesquecivel.

Nenhum comentário: