segunda-feira, julho 17, 2006

Domingo: Nara, a antiga capital dos templos que tocam os céus


Pessoas usando os yukatas. Os kimonos ou os yukatas são apenas usados em ocasiçoes especiais, tais como eventos, ou como hj, o Festival de Guion


Eu e o pessoal na frente da estação de Kyoto



Ruas fechadas para o Festival de Guion



Domingo de muito sol, sai pelas ruas de regata, bermuda e havaiana, tudo o que eu mais gosto!! Minha avó sempre fala que eu fico deselegante assim mas fazer o que né?? Eu sou assim mesmo, simples. Simplesmente adoro andar assim, sem preocupação, como se estivesse indo pra praia...oh beleza, que saudade de São Sebastião, Guaecá, Vila de Trindade, sol, praia...
Mas voltando à viagem, de sabado pra domingo dormimos em Nara na casa de outro bolsista, o Diogo. Nara é uma provincia vizinha a Osaka, mais ou menos meia hora de trem comum.
Nara foi a antiga capital do Japão, antes de Kyoto, se não me engano a uns mil anos atras. Edu, se eu estiver errado me corrija...rs
Visitamos um templo, do qual nao me lembro o nome agora, mas tem a maior estatua de Buda do Japão. A segunda é a de Kamakura. Essa estátua fica dentro de um templo, ambos gigantes, imensos, sem palavras para descrever. O templo foi construido no ano 700, ainda nao sei como fizeram aquilo....E a Lily sempre fazendo o mesmo comentário: esse templo foi imitado das construcoes da China, esse nome veio de uma cidade da China,... me cansei com esses comentarios...Caramba, eu to tentando curtir o Japão e ela vem diminuir minha diversão caramba...hahaah Mas ela é gente fina...
A tarde fomos pra Kyoto. A Estação Central é imensa! Um predio colossal, de metal escuro, moderno, muita gente, outra daquelas construcoes de ficar babando, nada parecido com coisa alguma no Brasil.
Sua rede ferroviaria e metroviária deixa São Paulo no chinelo, é extremamente complexa e inteliga toda a cidade.
Kyoto, para os leigos foi a antiga capital do Japão, depois de Nara. É famosa pelo quantidade de templos budistas, pelas construcoes antigas, seus bairros de ruas estreitas, casas de madeira, os rios que cortam a cidade, seu povo muito atencioso e amável. Lembrei do filme O Ultimo Samurai, quando o Tom Cruise chega no Japão e tem uma panoramica da cidade, casas cor marrom de madeira, muita gente, cara de seculo passado.
Como era vespera do Festival de Gion, muitas mulheres e homens vestiam os yukatas, versão de verão dos kimonos. Muitos estrangeiros. A noite fecharam a rua principal de Guion, o bairro das Maikos e Gueixas, para que o pessoal circulasse pelas ruas e deixasse o festival rolar.
Dormimos num hotel recomendado por uma professora nossa de japones, um hotel tradicional, famoso no bairro de Guion. Se chama Rokuharaya e esta a mais de cem anos em funcionamento. A casa e pequena, toda de madeira, portas que se abrem na lateral, janelas quadriculadas com papeis, bem no estilo japones. Nao poderiamos ter dormido em lugar melhor.

2 comentários:

Fabio Jun disse...

Acho que eles tem uima rivalidade sim. Já houveram guerras entre China e Japão no passado e essas mágoas não se apagam tão facilmente.
É inegável o fato de que muito da cultura japonesa veio da China, por exemplo, a vestimenta, a arquitetura, e toda a tecnologia envolvida para a construção dos templos, a propria liguagem escrita e falada....mas as vezes me torra a paciencia essa rivalidade...rs

Paulo Gomes disse...

Fala Fabiera!
Tô aprendendo bastante com esse seu blog! Valeu!
Um grande abraço!