segunda-feira, julho 17, 2006

Sábado: viagem a Osaka, o local dos desejos terrenos em neons vermelhos hipnotizantes

A jornada rumo a Osaka começa bem cedo. Acordamos às 5 da manha e pegamos o onibus das 6 e meia na Momotaro Oodori. 3 horas de viagem. Na viagem vim fazendo algo que estou achando muito divertido: aprender kanjis! No inicio achava extremamente complicado os ideogramas, aquela forma de comunicacao que pareciam aqueles hieroglifos egipcios, ou seja, incompreensivel!! Mas como vejo a todo instante os kanjis, eles simplesmente comecaram a fazer sentido, como pecas de um quebra-cabeça.
Tenho aprendido muito kanji com minha amiga lily, a chinesa. Minha tatica é a seguinte: há horas em que algum kanjis comecam a se repetir com uma constancia, sempre vejo-os em letreiros, propagandas, e, quando isso acontece, procuro logo perguntar pra lily o sentido do kanji. Apesar dela nao saber a pronuncia em japones da palavra, o sentido e na maioria das vezes a mesma dos ideogramas chineses. Ela me expliucou que 90% dos kanjis chineses tem o mesmo sentido dos japoneses. Sabendo o sentido, eu muitas vezes sei a palavra falada no japones. Ela é os olhos, e eu sou a boca. Ela lê e eu falo. Isso nos tem sido de muita ajuda nas viagens que temos feito.
Bom, ainda nao falei de Osaka. Cidade gigantesca. Osaka realmente representa aquela frase batida de que o Japão é o novo e o antigo convivendo junto. Não saberia como explicar melhor, e eu visitei no sábado esses dois lados da cidade. Primeiro, fomos ao castelo de Osaka. Como foi construido no alto de uma pequena montanha bem no centro da cidade, era possivel avista-lo de qualquer parte da cidade. Depois fomos na Umeda Sky Building, predio super-moderno, muito alto, mas muito alto mesmo!!!
Tenho visto construcoes imensas por aqui, daquelas de ficar de boca aberta por minutos admirando, pensando: como que construiram isso???!!! E uma coisa que percebi é que, por mais que eu consiga tirar uma bela fotografia, ela nunca consegue captar o real tamanho da construcao, aquela sensação de susto, de admiração que sinto. Talvez a construcao na realidade nao seja assim tao grande, mas nós é que nos espantamos com o tamanho. Talvez quando criarmos uma maquina com sentimentos talvez um dia ela possa transmitir isso.
As 6 horas fomos assistir o show do Cold Play. Nunca fui tao fã assim do COld PLay mas assistir a um show ao vivo, e em outro país é uma experiencia muito loca. Adorei o show!!!
A noite, encontramos outros bolsistas e fomos para o centro de Osaka. Neons, neons, neons por todos os lados, tudo aquilo que se veem nas revistas de turismo.
A verdade é que não gostei de Osaka. É muita gente num lugar só, me sentia estressado na estação de trem, andando pelas ruas. Muito calor, muito barulho, predios gigantescos, muita gente, muita gente. Sua imensidao em todos os sentidos me assustou.

Um comentário:

Fabio Jun disse...

Gosto das fotos??!! Tenho tido umas aulas de fotografia qui e tenho treinado nestas viagens...acho que estou melhorando bastante mesmo sendo uma camera digital comum.